Tomou posse, nesta terça-feira (31), a nova diretoria da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), para o biênio 2023-2024. A cerimônia foi realizada no Clube Naval, em Brasília, e contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e diversos parlamentares, além do empresariado do setor.
João Galassi, que foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade, ressaltou a importância do setor supermercadista para a economia e para a sociedade brasileira. “O setor é um grande elo da cadeia nacional de alimentos, ligando mais de 220 cadeias produtivas aos consumidores finais, em mais de 93 mil lojas. Atualmente, são mais de 3,1 milhões de colaboradores nesse setor, que é o maior gerador de primeiro emprego no país”, resumiu.
Ele disse ainda, que o setor supermercadista no Brasil e no mundo, é o grande responsável pela venda de alimentos à população em geral. “Só nos Estados Unidos, os supermercados são responsáveis por 40% da venda de alimentos para a população. Na Europa isso corresponde a 50% e na Ásia, 70% das vendas de alimentos”, afirmou.
Durante o evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, se comprometeu com a agenda legislativa e a cooperação com o setor supermercadista. “Foi o setor que mais empregou brasileiros durante o período da pandemia. Contem conosco para aprovar a agenda legislativa”, disse.
Ele enumerou os principais pontos a serem abordados nos próximos anos, questionou o custo do dinheiro e o que pode ser feito para reduzir as taxas de juros e mencionou a necessidade de simplificação tributária, desburocratização, digitalização do setor e os acordos internacionais, que aumentarão as possibilidades de negócios. “Precisamos reduzir custos e melhorar a competitividade, pois o nosso foco está na geração de emprego e renda para a população poder consumir mais e ter uma qualidade de vida melhor”, finalizou.
O presidente da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), Jair Prediger, que também esteve presente na posse, disse que tanto a associação nacional, quanto as estaduais, são de suma importância na busca de melhorias e políticas públicas que ajudem a impulsionar o setor, gerando renda e emprego para milhares de famílias. “A Asbra e a Abras trabalham juntas em prol do setor”, afirmou Jair, que estava acompanhado do vice-presidente da Asbra, Gilmar Pereira e diretores da Associação.
Com informações de www.abras.com.br / Foto: Tiago Machado Carneiro (TMC)